![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijRHLXKcYEugXQyTFm-_YuDqB1f8Xk-1dew57Bne_9NK_XWJvtmbEMdsc0Q9UvEy61u1itq9j6VN8S2qrcoYWJAhgL2yguNsgjFi5F5B8xSaiIE_TrsropSaGJfzsxExsrgo542BSjheM/s400/art1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaV4QfaEpB4JQuizv7yREDgUmjSBdO6swP0Fu-JWcNXJ6s1su0wYTwRfu6hXnvS37SxQyS4K1qmcL0B7UcJEvBnyenRtXdG3xk15577TsieZ0IWsfJCE_-ZLF9wXkq5eRD7oh42xzjDms/s400/art2.jpg)
A arteterapia é uma modalidade terapêutica, que utiliza os diferentes fazeres expressivos – dança, música, teatro, literatura - aliados às artes plásticas, como possibilidade de expressão, de comunicação e de resgate do potencial criativo.
A utilização dos diferentes materiais plásticos, aliados às técnicas dos desenhos, da modelagem, da pintura e da colagem, e à construção com sucata, entre outras, permitirá uma nova configuração e materialização dos conteúdos simbólicos.
A expressão plástica, durante o processo terapêutico, facilita o acesso a conteúdos mais interiorizados, carregados de símbolos, que ao serem decodificados pelo sujeito, permitem novas formas de exploração e elaboração desses conteúdos.
O sujeito é levado a movimentar-se pelo mundo das linhas, das cores, das formas, dos volumes e das texturas. Sente seu mundo interno e externo fluindo mais livremente a cada pincelada. O trabalho da construção de um espaço criativo é acionado permitindo a expansão de novas possibilidades criativas, organizadoras e integradoras da psique. A arte é uma atividade milenar, é a expressão e o registro mais antigo dos diferentes potenciais humanos. Ao se expressar com e através da arte o homem o faz por inteiro; seu corpo, sua percepção, sua emoção, sua intuição estão presentes e atuantes, deixando a sua marca, fazendo-se conhecer, sendo.
Objetivo da arteterapia: resgatar, desenvolver e ampliar o potencial criativo do sujeito, através do processo arteterapêutico tendo a arte como fator essencial fundamental do seu existir.
2 comentários:
Oi Eleonora,
acho tão importante a arteterapia, penso que todo mundo deveria fazer.
As crianças então, nem se fale... É um grande estímulo ao lúdico. Sair diante da TV e estar diante de um papel em branco, que maravilha... deixar de ser passivo e passar a ser ativo, é tudo de bom...
Beijo,
Ana Paula
Salinha do Crochê
Oi Eleonora!
Vim agradecer sua visita seja sempre bem vinda à Jana e seus acessórios!
Amo artes, já estou te seguindo ;)
Uma linda semana!
Postar um comentário