Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

arteterapia


Arteterapia: o que é mesmo?

A arteterapia é o uso dos recursos expressivos e artísticos como base de um processo terapêutico que apresenta resultados em um breve espaço de tempo.

Utiliza a expressão simbólica sem preocupar-se com a estética, através das modalidades expressivas. A pintura, o desenho, a colagem, a modelagem, são exemplos de materiais e técnicas utilizados para possibilitar o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento.

Para pessoas que estão com dificuldades em colocar em palavras o que estão vivenciando e sentindo, como em casos de trauma e também, entre crianças e adolescentes, para quem geralmente é mais fácil se expressar através da linguagem não-verbal, a arteterapia oferece uma linguagem possível, trazendo a criatividade prazerosa ao processo terapêutico, o que ajuda a tratar questões que, de outra forma, seriam extremamente dolorosas de trabalhar.
A arteterapia baseia-se na aceitação de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas.

Por meio do criar e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticos resultantes, pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar sua auto estima, lidar melhor com sintomas, estresse e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar alegria do fazer artístico. eleonora


2 comentários:

mollymell disse...

Não sei se já lhe disse (memória fraca), mas já pensei em fazer arte terapia. Conheci até uma terapeuta que trabalhava perto daqui, mas antes q eu pudesse começar ela se mudou.

Juliana disse...

Encontrei seu link no blog Yinsights, para o qual também já escrevi, bem como para o Absoluta.

A arteterapia é realmente encantadora! Muito bom poder resgatar a saúde através do exercício da criatividade.