Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2008


Falando da Arteterapia, seu papel, seu lugar no mundo....

Afinal de contas Arteterapia é terapia, é brincadeira, é trabalho artístico...é o quê?


É múltipla, multifacetada, pois reflete atenção nas emoções, a ciência da saúde, a criatividade do ser. Reflete a criança também, pois a arteterapia sem dúvida é uma grande brincadeira! Onde a criança que se esconde em algum cantinho do ser se apresenta, se solta, com alegria...aí não tem quem não sinta o eu criança... !!!!!!

Na arteterapia pode-se acolher diferentes entendimentos, diferentes vias e caminhos. Possui uma interface múltipla, onde encontra outras áreas, desliza por elas, recolhe afetos, recolhe as pessoalidades do arteterapeuta, abarca a subjetividade do cliente, aceita tudo isso e dá um jeito de passar, com delicadeza e de forma amorosa pelas dores, dificuldades e cristalizações

Procurando se ligar na saúde - não na doença - olhando para a vida que existe dentro de cada um. Um olhar amoroso.
Na arteterapia buscamos o equilíbrio entre a razão e a emoção, lidando com o conteúdo manifesto sim, mas principalmente com o conteúdo latente, não manifesto verbalmente e que sempre vem à tona no fazer. Na arteterapia todos os trabalhos são projetivos, a pessoa se vê na sua produção. O arteterapeuta fica atento e a partir de algum ponto do trabalho pode chamar atenção , fazer algum questionamento e aí vai se produzir um processo associativo. Temos aqui o papel do arteterapeuta: oportunizar o contato genuíno com o que incomoda. E a partir dali contatar a saúde pelo processo criativo quando ocorre a ampliação do olhar. A criatividade liberando a visão reduzida, o adoecimento pela rigidez.

Assim, o arteterapeuta trabalha no desbloqueio das questões da criatividade, da capacidade de ver o novo, ampliar as percepções, buscar novas soluções. Assume seu papel ao andar lado a lado com o cliente, indicando que a pessoa é criadora da própria vida, podendo modificá-la através de atitudes simples, pequenas e que produzirão lindos resultados.

Nenhum comentário: