





As Deusas no Dia a Dia
deusinhas queridas
...desenhadas, aquareladas e bordadas, são temas de força na minha vida criativa, nascidas de uma vontade de unir aqueles trabalhos bem femininos e mágicos, feitos no sofá da sala nos domingos à tardinha e que nos proporcionam uma sensação de unidade, aconchego, relembram quantos tempos passados vividos e talvez sonhados, esclarecem, produzem insights... numa interação com os meus movimentos já conhecidos de desenho e pintura.
É uma produção em dois momentos bem distintos: na mesa do atelier, desenhando, me sentindo a menina que amava os dias de chuva para ficar em casa...tantas idéias... pintando, desenhando, recortando e colando histórias e vida! E mais tarde me dando a oportunidade de alterar o já feito, já pintado e já seco - comparando as cores das tintas usadas com os novelos de fios, a escolha das agulhas, juntando contas - e temos a mulher que tece, costura, conserta, une, repara, resignifica as artes da menina!
Mas quem são essas deusinhas e por que?
Bem, como é um conjunto de imagens pode ser lido como um jogo de tarot (pois agora pensei nisso... e ando gostando de ler imagens como oráculos...). Podemos ler assim...
Psiquê com a pilha de sementes já separada, uma das tarefas já cumprida ( a discriminação, o que serve e o que já deixou de servir) dentre as que Afrodite exigiu, para que Psiquê pudesse se reunir com o amor.
Héstia ou a Vestal, a portadora do fogo sagrado, que é o fogo da criação e da manutenção da vida. Perséfone e Deméter, mãe e filha em encontros e desencontros, a Deméter sempre mãe e Perséfone no momento exato em que vai colher a flor e colhe toda a profundidade da vida e da sombra.
Ártemis, debaixo da luz da lua vivenciando a natureza e a liberdade e Laksmi, a mãe de proteção, doçura e preservação. A mulher criativa e independente, deusa virgem e a mãe tolerante.
Qual a lógica desta sequencia?
Nenhuma e todas.
Colocadas aqui como um jogo de tarot, seis cartas divinatórias.
Serve pra mim, quem sabe pode até servir para você...
Nenhum comentário:
Postar um comentário