Páginas

quarta-feira, 14 de maio de 2008

A Pintura Espontânea
Vivencie
suas emoções Diminua a distância entre o dedo e a lua
Penetre no arco-íris, no espectro da luz Dialogue com seu inconsciente
Abra um outro canal pra língua sem palavras Mostre o que existe por debaixo dos panos
Monte a sua tela Risque, arrisque corajosamente
Renasça, semeie e replante Explore seu potencial criativo
Dance seu corpo-mente-espírito Contacte o seu sonho
Nutra sua criança interior Siga a intuição
Medite Entregue a si mesmo
Esclareça os limites Seja seu Van Gogh
Pinte espontaneamente
(Oscar Caiado)

A Dra. Susan Bello é uma arteterapeuta expressiva que está fazendo um trabalho pioneiro neste campo. Ela é criadora do método de Pintura Espontânea, oferecendo workshops no Brasil e em várias partes do mundo.

"Desde meus estudos espirituais na Índia, de 1970 a 1973, comecei a interessar-me por descobrir certos potenciais latentes da mente humana, bem como conseguir acesso a eles. Daí, passei a pesquisar várias culturas do mundo e a procurar conhecer técnicas para desenvolver esses potenciais e outras dimensões da consciência além do raciocínio. Entre elas, cito a psicologia junguiana, a biodança, a meditação budista, induções para relaxamento, exercícios corporais, tarô, terapia de expressão verbal das emoções, processos de grupo, trabalhos em argila, pintura e escrita criativa. Usando toda a experiência desse cruzamento cultural e interdisciplinar, criei a Pintura Espontânea."

Mas o que é a Pintura Espontânea? É um processo de auto-descoberta e uma abordagem original de arte-terapia que alinha o participante com sua essência, seu Self. Um dos objetivos do método é despertar outras funções naturais da inteligência e estados cerebrais "alterados" além da percepção da intelectualização racional, que tem predominado nas sociedades ocidentais, tais como:

  • a inteligência emocional
  • aptidões pessoais essenciais (seus dons)
  • inteligência original
  • espiritualidade
  • o símbolo (catalizador da energia psíquica)
  • vidas passadas
  • intuição
  • precognição (pintando acontecimentos no futuro)
  • a personalidade criativa
  • a vocação essencial (propósito de vida)

Um dos objetivos do método é despertar outras funções naturais da inteligência que foram negligenciadas no processo de desenvolvimento cultural de predominância da intelectualização.

O curso não tem preocupação com beleza estética ou com arte decorativa, embora muitos dos trabalhos resultem muito bons do ponto de vista artístico tradicional, por causa da autenticidade da emoção. Quando enfrentamos uma tela branca e deixamos aparecer o que surge, espontaneamente, sem nenhuma idéia preconcebida, abrimos um canal para que os conteúdos do inconsciente se expressem em imagens simbólicas. O símbolo é uma energia psíquica que existe no inconsciente em estado adormecido. O ato de pintar, motivado pela emoção, catalisa o poder do símbolo e o traz à vida. Através da pintura de imagens simbólicas, podemos entrar em contato com uma outra forma de sabedoria. A Pintura Espontânea é, pois, um processo que desperta os símbolos de cada um, faz com que eles abram um caminho para alterações profundas em nossa maneira de perceber e de atuar no mundo, directionando as nossas vidas num sentido positivo.

Minha esperança é expandir a definição de criatividade para que cada vez mais pessoas comuns, iguais a nós - todos nós - acreditemos ser criadores. Nossa criatividade é viver da alma, é sermos (co)criadores de nossas próprias vidas e moldá-las do ponto de vista de nossos desejos mais profundos e de nossos talentos inigualáveis.

Nós somos parte de um processo criativo a nível planetário, que busca criar um novo paradigma para o próximo milênio. O que desejo é despertar as pessoas para uma nova visão de suas vidas e, como consequência, para uma nova visão de nossa existência neste planeta, conscientizando cada pessoa de sua capacidade de contribuir para o bem comum. A cultura que não incentiva o potencial criativo das pessoas não evolui, e morre.

Benefícios:

  • Explore suas habilidades artísticas
  • Conheça ferramentas de autoconhecimento
  • Realize seus potenciais latentes
  • Descubra um significado maior com respeito ao seu objetivo existencial
  • Desenvolva as características da personalidade criativa
  • Desenvolva capacidades mentais das outras inteligências, que atuam na mente inconsciente

  • fonte: http://spontaneouspainting.com/pproposta.html

Nenhum comentário: