Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

arteterapia



A arteterapia é uma modalidade terapêutica, que utiliza os diferentes fazeres expressivos – dança, música, teatro, literatura - aliados às artes plásticas, como possibilidade de expressão, de comunicação e de resgate do potencial criativo.

A utilização dos diferentes materiais plásticos, aliados às técnicas dos desenhos, da modelagem, da pintura e da colagem, e à construção com sucata, entre outras, permitirá uma nova configuração e materialização dos conteúdos simbólicos.

A expressão plástica, durante o processo terapêutico, facilita o acesso a conteúdos mais interiorizados, carregados de símbolos, que ao serem decodificados pelo sujeito, permitem novas formas de exploração e elaboração desses conteúdos.

O sujeito é levado a movimentar-se pelo mundo das linhas, das cores, das formas, dos volumes e das texturas. Sente seu mundo interno e externo fluindo mais livremente a cada pincelada. O trabalho da construção de um espaço criativo é acionado permitindo a expansão de novas possibilidades criativas, organizadoras e integradoras da psique. A arte é uma atividade milenar, é a expressão e o registro mais antigo dos diferentes potenciais humanos. Ao se expressar com e através da arte o homem o faz por inteiro; seu corpo, sua percepção, sua emoção, sua intuição estão presentes e atuantes, deixando a sua marca, fazendo-se conhecer, sendo.

Objetivo da arteterapia: resgatar, desenvolver e ampliar o potencial criativo do sujeito, através do processo arteterapêutico tendo a arte como fator essencial fundamental do seu existir.

atelierarteseterapias da Eveline Carrano

2 comentários:

Ana Paula disse...

Oi Eleonora,

acho tão importante a arteterapia, penso que todo mundo deveria fazer.

As crianças então, nem se fale... É um grande estímulo ao lúdico. Sair diante da TV e estar diante de um papel em branco, que maravilha... deixar de ser passivo e passar a ser ativo, é tudo de bom...

Beijo,

Ana Paula
Salinha do Crochê

Jana disse...

Oi Eleonora!
Vim agradecer sua visita seja sempre bem vinda à Jana e seus acessórios!
Amo artes, já estou te seguindo ;)
Uma linda semana!